MouseOver Studio

MouseOver Studio header image 2

Oi comunidade, eu sou a Gonow

julho 6th, 2009 por Diego Carrion · 11 comentários

Queria esperar ate a nova página da Gonow ficar pronta mas a empresa esta louca para executar suas estratégias, então não da para segurar mais. A atual versão do site esta refletindo o que a Gonow era ate um tempo atrás, pelo que por favor não dêem muita atenção à ele.

Mas enfim, a noticia, quem que me segue no Twitter já esta sabendo, é que após mais ou menos nove meses de um intenso processo de evangelização com discussões, amigos, inimigos, desafios e outras coisas ao maior estilo novela mexicana, a Gonow decidiu entrar forte e agressivamente no mercado de Rails no Brasil e proximamente também no mercado internacional, o que é muito bom para toda a comunidade em si.

O desafio de infiltrar o Rails na Gonow, uma empresa que era 100% Java, é uma historia que eu vou contar em outro post, por dois motivos. O primeiro é porque acho que talvez possa servir como experiência e/ou motivação para outras pessoas que desejam realizar o mesmo nos seus locais de trabalho e o segundo é porque pode servir como demostração de parte do trabalho que eu e a Gonow em geral estamos realizando.

Compartilhar as experiencias que um mesmo vem ganhando no dia a dia é uma coisa que acho que tudo mundo deveria fazer. Além de ajudar a comunidade a crescer, por diversos motivos, é uma forma de marketing pessoal. Um dos meus objetivos na Gonow é garantir que ela fique muito próxima da comunidade, pelo que constantemente ela vai estar acompanhando as coisas legais que todos vocês vem fazendo e demonstrando. Essas coisas vão ser muito importantes na hora de incluir novos membros na nossa equipe, bem mais importantes que qualquer curriculum.

O relacionamento Gonow – comunidade já começou a se mostrar. Faz uns dias anuncie no Twitter que estávamos precisando de dois railers para trabalhar com a gente e a comunidade ajudou MUITO. Muita gente colaboro reenviando a mensagem e em mais ou menos uma hora já tinha recebido aproximadamente uns quinze emails e algumas mensagens pelo IM, bem mais do que esperava.

A estratégia não é nova. Ultimamente muitas pessoas vem aproveitando os relacionamentos no Twitter como um jeito de fácil comunicação. Sem pensar muito, lembro ultimamente de varias pessoas reenviando mensagens pelo Twitter sobre uma vaga na WebCo, acredito que eles também se deram muito bem.

Outro lugar onde foram publicadas as vagas, com um pouco mais de detalhes, foi na Rails-BR, que também troce bons resultados, devido a que chegaram alguns emails com pessoas dizendo que tinham lido sobre a vaga no grupo.

Acredito que a maioria de pessoas que lêem esse blog participam da comunidade diariamente e já conhecem a força que ela tem, como também sei que existem muitas empresas que não dão o suficiente valor a ela e a terminam ignorando. Os últimos parágrafos anteriores foram escritos em parte para reconhecer e agradecer a todos pela ajuda e também para que, em caso que uma dessas pessoas que não conhece o poder da comunidade termine caindo nesse post, fique sabendo que esse poder realmente existe e que ele é muito forte. Toda empresa de software deveria considerar se relacionar com a comunidade e investir nela de alguma maneira, o retorno pode ser muito grande.

Falando em investimentos, a Gonow ira patrocinar esse ano a segunda edição do evento que eu considero como o melhor que o Brasil já teve relacionado a uma tecnologia de programação, o Rails Summit 2009.

Voltando ao tema das vagas, a Gonow começou a desenvolver uns produtos utilizando Rails e tem outros mais nos planos, pelo que mais desenvolvedores serão necessários. Junto a isso, a empresa esta entrando no mercado como consultoria e dependendo da demanda dos clientes, outros projetos irão surgindo.

Algo que acho legal desse esquema atual da Gonow é que cada sistema chega a ser bem diferente do outro, pelo que sempre estamos trabalhando com coisas diferentes, tanto no que respeita a tecnologias como a técnicas de realizar as coisas. Uma coisa que sempre se manteve igual foi o uso de ActiveRecord com MySQL, mas ainda bem que de aqui a pouco vai começar um projeto novo com CouchDB ou MongoDB, estou ansioso!

Muitas pessoas me perguntam se o trabalho pode ser remoto, mas por azar por agora não vai ser possível. Um dos motivos é por causa das metodologias ágeis e outro por causa da relação com a empresa. A Gonow se esforça muito para manter todo mundo bem unido e próximo dela. A idéia é que as pessoas não pensem que simplesmente trabalham para a Gonow e sim que elas são a Gonow. Para lograr tal objetivo, são freqüentes alguns eventos onde tudo mundo para de trabalhar para comemorar alguma coisa ou por algum outro motivo que nunca falta.

Nessa ultima sexta mesmo teve festa Juninha, com casamento e tudo. O engraçado foi que bem na hora da festa eu estava meio nervoso porque não estava conseguindo fazer um negocio que queria e não queria parar ate conseguir. Teve que ir então pra festa que foi na sala do Nintendo Wii e cheguei estressado, chingando a festa ate não poder mais e ate mencionei que ia por ela como coisa ruim na retrospectiva :P. Porém, após umas cervejinhas o humor mudou e quando terminou a festa dei uma passada no computador antes de ir embora e surpreendentemente consegui solucionar meu problema rapidamente :).

Além das festinhas, os espaços são todos abertos, com quadros de vidrio em algumas paredes e não existem cubículos, o que da a imagem de que todos formam uma unidade e acho que também incentiva a comunicação que se vê reforçada quando as pessoas vão jogar o já mencionado Nintendo Wii ou na cafeteria quando a galera se reúne para dar uma descansada e comer e beber os salgados, doces, sucos e refrigerantes que a Gonow dispõe.

A Gonow fica num prédio na Vila Olimpia – SP e atualmente esta dividida em dois andares. No decimo andar fica a equipe Java e no terceiro andar tem dois escritórios, um da Gonow e outro de outra empresa que não lembro o nome. Nesse andar fica a equipe de Rails, a equipe de design e o setor financeiro. O bom é que essa empresa que não lembro o nome vai sair muito pronto do prédio e a Gonow vai pegar a oficina deles para ocupar o andar inteiro, como no décimo.

Nesse novo espaço vai ficar o novo espaço da equipe de Rails com uns iMac e vai ter outro espaço para outros projetos que a Gonow esta planejando. O negocio dos iMac não esta confirmado mas estou escrevendo aqui para meter uma pressão :P.

A forma de contratação pode ser CLT ou PJ de preferencia, hora aberta. O horário é flexível e a vestimenta é livre na Gonow porem restrita na equipe de Rails, nada de ficar muito engomadinho.

Das horas realizadas na Gonow, o 10% delas podem ser utilizadas para projetos pessoais, como por exemplo contribuir em projetos open-source. Também podem ser utilizadas para estudar espanhol ou inglês com os professores que ficam aqui dentro da empresa.

Quem estiver interessado por favor me enviar um email a dc.rec1@GMail. Não é necessário ter experiencia com Rails porque uma das intenções da Gonow é abrir o mercado, tirar você dessas empresas Java, .Net ou a que for e te levar para uma que trabalhe com Rails. Além disso, acreditamos que não existe “programador de tecnologia X” e sim simplesmente “programador”. Quem é programador de verdade programa em qualquer linguagem.

Aos que já se comunicaram comigo, não pensem que foram descartados e que estou procurando novas propostas. A verdade é que ainda não consegui terminar de ver o trabalho de todos e não consegui chegar a uma decisão. Com os novos projetos e objetivos o tempo anda meio apertado e para complicar (de uma boa maneira) já vi excelentes desenvolvedores interessados na vaga, o que dificulta a seleção.

Para finalizar, queria deixar claro que a Gonow não é a empresa perfeita, mas é um lugar muito bom para trabalhar e cada dia esta ficando melhor. Queria também por a mão no fogo e prometer que na Gonow vocês vão desenvolver software de qualidade e do qual vão se sentir orgulhosos.

Estava esquecendo que algumas pessoas já me perguntaram se podem vir visitar a empresa. A resposta é que claro que sim. Se alguém ficar interessado por favor me enviar o email anunciando o dia de interés, somente para garantir que não vai coincidir com alguma atividade e também para ordenar minha mesa.

Não deixem de me seguir no Twitter se desejam acompanhar mais de perto a evolução do meu trabalho e da empresa. E se acham que esse trabalho que se vem realizando é notório para o Rails, por favor considerem me recomendar no WWR. Vai ajudar bastante, tanto a mim como à Gonow.

Tags: comunidade · gonow · rails · trabalho · vaga

11 respostas ate agora ↓

  • 1 Marcio Trindade // jul 7, 2009 at 1:28 am

    Mais uma vez mandou muito bem!!!
    Parabéns pela iniciativa e agora é colher os frutos do que plantou e colocar esta comunidade cada vez mais pra cima.

    Obrigado por contribuir conosco,
    Marcio Trindade

  • 2 Leandro Silva // jul 7, 2009 at 9:34 am

    Fico feliz por você e a Gonow, meu caro! :)

  • 3 Ciro Verdi // jul 7, 2009 at 10:09 am

    Sem sombra de dúvida tudo o que foi escrito pelo peruano mais brasileiro que eu conheço é verdade.
    A GoNow é uma excelente empresa, assim como os desenvolvedores que aqui trabalham.

  • 4 Shadow // jul 7, 2009 at 10:50 am

    Parabéns pelo post e pela iniciativa!

    E ‘peruano mais brasileiro que eu conheço’ foi boa…. pura verdade :)

  • 5 Roberto Soares // jul 7, 2009 at 1:33 pm

    Sucesso!

  • 6 Ricardo Almeida // jul 7, 2009 at 2:26 pm

    Ótimo post Carrion!

    Você realmente faz a diferença! Sucesso.

  • 7 Murilo de Souza Lopes // jul 7, 2009 at 4:02 pm

    Aew

    Então acredito que estão no caminho certo , isso é comprovado “não cientificamente” mais dentro do mercado que funciona , se o foco é manter um ambiente bom de trabalho , algumas coisas que considero que são consequencia são: abertura para a criatividade , menos stress + clareza nas ideias e mais rapido o produto está pronto.

    O CouchDB é bem interessante sem dúvida estou precisando testar também =D.

    Abraços e Sucesso on Rails!

  • 8 Roger Leite // jul 7, 2009 at 4:24 pm

    “Peruano mais brasileiro”!!! Realmente concordo!
    Cara, sensacional o post.

    Vou atualizar o CV! 😀

  • 9 Rodrigo Matheus // jul 7, 2009 at 4:55 pm

    Bom, minha experiência eram com pessoas “bem formadas”, com gravatas, ternos caros e infinitos cursos de pós com longos nomes e no exterior, sempre tinha o fdp do certificado PMP na assinatura de email. Eu acompanhava projetos no project, fazia escopo, baseline, análise de risco, n relatórios, sempre registrava tudo por e-mail por burocracias e auditorias, Entrei na gonow para trabalhar com interface e estou entrando no mundo Rails com a força do Chê(o Diego Carrion), mas a melhor parte é que trabalho de bermuda, só programo e mesmo assim tenho mais responsabilidade no projeto do que de quando atuava só com projetos em empresas anteriores, antes me limitava a tecnologia que a empresa tinha, na gonow n tem qualquer tipo de limite desde que seja o melhor para o projeto, tinha horario pra entrar e n tinha pra sair, hj tenho a liberdade de escolha de horário, meu, n tem muita politicagem, o que tiver ser dito, que seja, sem enrrolação, td na lata, a empresa n atua com poluição gerencial e sim com resultados. é da hora!

  • 10 Vagas de Ruby - Julho 2009 // jul 7, 2009 at 6:39 pm

    […] ativamente da comunidade Ruby/Rails no Brasil, como o PotHix e o Diego Carrion. Aliás, o Diego escreveu um post explicando como a GoNow funciona e como querem se relacionar com a comunidade. Dá orgulho anunciar […]

  • 11 Diego Carrion // jul 14, 2009 at 8:06 pm

    Obrigado a todos pela força e colaboração :)

Deixar um comentário