MouseOver Studio

MouseOver Studio header image 2

Sai Sphinx, entra Solr: ActsAsSolrReloaded

agosto 27th, 2009 por Diego Carrion · 13 comentários

Sempre utilizei o ThinkingSphinx ate que precisei indexar documentos com atributos dinâmicos. Dado que o Sphinx indexa os dados a partir do resultado de uma query SQL, o objetivo não parecia possível.

Foi assim que decidi dar novamente uma olhada no Solr. O Solr, a diferencia do Sphinx, é um servidor HTTP e recebe os dados a serem indexados via um documento XML. Cada documento que você envia pode ter uma estrutura diferente, pelo que se encaixa perfeitamente com o modelo de atributos dinâmicos.

O acts_as_solr é um plugin criado por Thiago Jackwin, vulgo RailsFreaks. O plugin é muito bom, mas o Thiago sumiu do mapa algum tempo atrás, perdeu o domínio, abandonou o Github e não responde emails. Como conseqüência disso, foram criados bastantes forks e forks de forks de forks do acts_as_solr, que não foram integrados no repositório oficial, e a arvore de alterações virou uma bagunça.

Incomodado com isso, criei um fork do fork que mais me agradava e realizei umas alterações que precisava, como um suporte simples a atributos dinâmicos, integração com o acts_as_taggable_on, busca por espaço e parametrização de relevâncias. Para poder trabalhar com busca por espaço, o Solr teve que ser atualizado para a versão 1.4 e tiveram que ser incluídos uns jars no servidor que vem junto com o plugin.

Decidi criar então um novo repositório, o acts_as_solr_reloaded, de modo que o fork fique mais fácil de ser encontrado e de mais confiabilidade. Além disso, eu vou me comprometer a manter ele sempre atualizado e a integrar as alterações que o pessoal possa realizar.

Para promover o plugin e mostrar o que tem de novo, decidi criar um screencast. Queria agradecer ao Ricardo Almeida por me emprestar a maquina dele para gravar o video e por ter editado e narrado dele, de modo que ninguém fique prejudicado com meu sotaque :P. Se ele falar alguma besteira, por favor cobrem de mim :)

Nota:O screencast ira ser gravado novamente porque as fontes ficaram pequenas, mas como andei prometendo o vídeo no Twitter, vou deixar esse aqui por enquanto, se colocarem ele em full screen da para ver melhor.

Se gostou do plugin ou do screencast, considera me ajudar me recomendando no Working With Rails e para mais novidades não deixe de me seguir no Twitter. Se quiser recomendar o Ricardo, pode faze lo aqui.

ActsAsSolrReloaded Demo from Diego Carrion on Vimeo.

Tags: ActsAsSolr · ActsAsSolrReloaded · rails · Solr

13 respostas ate agora ↓

  • 1 Rodrigo Matheus // ago 27, 2009 at 3:38 pm

    Pooooo da hora, cara, acho que vc deveria fazer semanalmente screencasts!!! parabéns!!

  • 2 Plugin ActsAsSolrReload para o Rails « Manifesto na Web! // ago 27, 2009 at 4:47 pm

    […] 2009 — Ricardo Almeida Gravei um screencast com o Diego Carrion, que explicou mais detalhes nesse post. Iremos melhorar esse vídeo para aumentar a fonte, mas para não ficarem muito curiosos a gente […]

  • 3 Screencast brasileiro sobre Solr // ago 28, 2009 at 6:14 pm

    […] o Diego Carrion e o Ricardo Almeida lançaram um screencast explicando como utilizar o Solr usando um plugin escrito pelo Diego chamado ActAsSolrReloaded, que é uma versão atualizada e […]

  • 4 esdras // ago 28, 2009 at 7:33 pm

    Manerão, obrigado por compartilhar.

  • 5 Gabriel Sobrinho // ago 29, 2009 at 1:26 pm

    Quanto a hospedagem compartilhadas, é possível rodar o servidor Solr sem problemas?

    Tem como bloquear o acesso externo do servidor dele?

    Abraços e obrigado

  • 6 Diego Carrion // ago 29, 2009 at 2:36 pm

    Oi Gabriel, se a hospedegam permitir rodar aplicações sobre a máquina virtual Java não deveriam existir problemas.

    Sobre o acesso externo, vocé teria que fechar a porta que ele utiliza para acesso fora do localhost, isso nas configuraçoes da hospedagem.

  • 7 Gabriel Sobrinho // ago 31, 2009 at 12:23 pm

    Diego,

    Obrigado… Só mais uma dúvida: esse método search foi implementado por você ou ele é do plugin?

    Eu tentei utilizar e não foi encontrado porém o find_by_solr funcionou perfeitamente.

    Abraços

  • 8 Diego Carrion // ago 31, 2009 at 2:16 pm

    Oi Gabriel, o método foi implementado por mim, somente se encontra no meu fork. ao igual que as opções spatial, taggable, dynamic_attributes e relevance.

    Criei esse método porque não gostaba no find_by_solr e porque tento manter uma interface similar entre o ActsAsSolrReloaded e o ThinkingSphinx.

  • 9 Screencast sobre o uso do Solr. | Ustra Júnior // set 1, 2009 at 2:36 pm

    […] Easy AdSense by UnrealO Diego Carrion e o Ricardo Almeida lançaram um screencast explicando como utilizar o Solr usando um plugin escrito pelo Diego chamado ActAsSolrReloaded, que é uma versão atualizada e […]

  • 10 Dev In Sampa – Retrospectiva « Manifesto na Web! // nov 30, 2009 at 3:16 pm

    […] Para mais informações sobre o acts_as_solr_reloaded vejam esse post aqui e esse do Diego Carrion. […]

  • 11 Rafael Sachetto // dez 9, 2009 at 2:31 pm

    Só acho que o README.rdoc pode ser atualizado, muito novato vai usar “script/plugin install git://github.com/mattmatt/acts_as_solr.git”.

    Abs.

  • 12 Diego Carrion // dez 12, 2009 at 12:30 pm

    É verdade, obrigado pela dica Rafael.

  • 13 Carlos Alan // nov 3, 2011 at 11:33 am

    Diego,

    Cara, tem suporte pro rails 3? venho enfrentando alguns problemas.

Deixar um comentário