MouseOver Studio

MouseOver Studio header image 2

Otimiza a comunicação na tua empresa com Shouty

julho 8th, 2010 por Diego Carrion · 2 comentários

Em poucas palavras, o Shouty é uma espécie de Twitter que nem o Yammer, Present.ly ou o Identi.ca, porém com muito menos funcionalidades.

Faz um tempo, quando alguém na Gonow queria compartilhar alguma coisa simples com o resto da empresa, ela enviava um email para um endereço que inclui todos os membros da grande equipe. Esses emails eram muito chatos porque além de demorarem muito para serem escritos, demoravam muitos para serem lidos.

Com o tempo algumas pessoas começaram a utilizar o Yammer mas eu não gostei dele porque você consegue seguir pessoas e conseqüentemente se restringir a ver somente as mensagens das pessoas que você segue, pelo que foram sendo criadas panelinhas. Com isso, quando alguém queria enviar uma mensagem para a panela, a pessoa utilizava o Yammer, quando alguém queria enviar uma mensagem para tudo mundo, a pessoa utilizava o email.

Na época procurei outras alternativas mas nenhuma me agradou por terem muitas coisas que não precisava e não fazerem de um modo simples o que eu queria. O que eu queria era uma ferramenta que ajudasse a todos os membros da Gonow se comunicarem de um jeito simples e rápido, sem a opção de criar grupos, que tudo mundo se comunicasse com tudo mundo.

Foi assim que mais ou menos sete meses atrás nasceu o Shouty, uma aplicação que satisfez certas necessidades da Gonow, gerou algumas outras e criou algumas oportunidades de negócio.

De conversa em conversa, algumas empresas ficaram sabendo que a Gonow estava muito interessada em otimizar a comunicação interna e que tinha expertise sobre uma ferramenta, pelo que nos contataram para aplicar algumas regras no Shouty de acordo com as necessidades que tinham e criar uma versão personalizada. Hoje a Gonow tem nos repositórios privados mais ou menos quatro branches diferentes do Shouty, cada um representado uma versão para um cliente diferente.

O Shouty é open source e esta disponível para você baixar e utilizar ele na tua rede, podendo realizar modificações a vontade. Caso alguma dessas modificações seja de utilidade também para outras pessoas e não comprometa o objetivo da aplicação, não esquece de me mandar um pull request.

Considera me recomendar no Working With Rails. Para ficar mais perto das novidades, não deixa de me seguir no Twitter.

Tags: gonow · rails · rails2 · shouty

2 respostas ate agora ↓

  • 1 André Faria Gomes // jul 11, 2010 at 4:31 pm

    Muito bom cara. Parabéns!!!
    Considera fazer um daqueles screencast como Almeida para facilitar a divulgação….

    Abraço,
    André Faria

  • 2 Diego Carrion // jul 12, 2010 at 12:27 am

    Obrigado André, vou tentar sim fazer o feedback, acho que é uma ideia muito boa :)

Deixar um comentário